Diferenças entre Gripe e Constipação
A gripe e a constipação são muitas vezes confundidas, mas há diferenças:
- Gripe – sintomas intensos, de início súbito, com mal-estar geral, febre alta (igual ou superior a 38 ̊C), dores musculares e articulares, dores de cabeça, tosse seca e corrimento nasal. Pode ocorrer inflamação dos olhos.
- Constipação – sintomas mais ligeiros que surgem de forma gradual, sem febre ou com febre baixa, limitados às vias respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo.
Gravidade da gripe
Na maioria das vezes, a gripe tem uma duração curta (3 a 4 dias) e cura-se sem necessidade de cuidados médicos ou tratamento específico, com recuperação completa em 1 ou 2 semanas.
No entanto, nalguns grupos mais vulneráveis (idosos e doentes crónicos) a gripe pode originar complicações graves nomeadamente, pneumonia e/ou descompensação da doença de base (asma, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal). Há que dar atenção a sinais de agravamento:
- Reaparecimento, agravamento ou persistência da febre por mais de 4 dias;
- Dor de cabeça muito forte ou alteração do estado de consciência (confusão, desmaio);
- Dificuldade em respirar ou sensação de falta de ar;
- Dor no peito ou nas costas;
- Fadiga intensa e anormal;
- Expetoração com sangue.
Acho que tenho gripe...
Fique em casa – o repouso é essencial para a recuperação e assim evita contagiar outras pessoas.
Beba água em abundância para não desidratar.
Trate a febre (informe-se nesta farmácia).
Coloque uma máscara de proteção sempre que estiver com outras pessoas.
Vigie o seu estado de saúde nos sete dias após o início dos sintomas: se tiver sinais de agravamento, contacte a linha Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as instruções.
Prevenir a gripe
A vacinação é a melhor forma de prevenir a doença e as suas complicações. Reduz muito o risco de contrair a infeção e se a pessoa vacinada for infetada terá uma doença mais ligeira.
O vírus da gripe muda constantemente, surgindo novos tipos de vírus para os quais as pessoas não têm imunidade e a vacina do ano anterior não confere proteção adequada. Além disso a imunidade conferida pela vacina não é duradoura. Por estes motivos, é essencial que seja vacinado contra a gripe anualmente.
Igualmente importante é o cumprimento de medidas gerais de proteção:
- Cubra a boca e o nariz com o braço ou um lenço de papel sempre que sentir que vai tossir ou espirrar;
- Use cada lenço de papel apenas uma vez; depois de usado, deite-o no lixo;
- Lave frequentemente as mãos: › com água e sabão (40 a 60 segundos) › com um produto com álcool (líquido, gel ou toalhetes) – esfregue e deixe secar sem passar por água;
- Um reforço do sistema imunológico também é aconselhado no início da estação para o seu organismo conseguir combater eficazmente todos os “invasores”.
Fonte: ANF
Produtos Relacionados
Veja aqui os nossos produtos:
Deixe um comentário